Apos ser julgado pelos fariseus e ter falado com Pilatos, Jesus foi condenado a morte. A seguir os centuriões romanos chicoteiam Jesus e colocam uma coroa de espinhos em sua cabeça. Então Jesus é obrigado a carregar a própria cruz,porem Jesus, que já estava muito debilitado,caiu, e por causa disso, um cireneu chamado Simão, é obrigado a carregar a cruz de Jesus.
Chegando ao lugar chamado Gólgota (significa Lugar da Caveira) deram à Jesus, vinho misturado com fel, um liquido amargo calmante e analgésico, ou seja, se Jesus tomasse, sentiria menos dor; porém Jesus não tomou, pois ele estava aguentando toda aquela dor por nós; e se fossemos nós, não poderíamos tomar fel.
A seguir o crucificaram, e repartiram as suas vestes. Curiosidade: os pregos de crucificação romanos, tinham as pontas quadradas, para causar mais dor. E Jesus os aguentou por nós.
Por cima de sua cabeça colocaram uma placa escrito:
"Iēsus Nazarēnus Rēx Iūdaeōrum"
que significa "Jesus Nazareno Rei dos Judeus". Estava escrito também em grego:
"Ο Ιησούς από τη Ναζαρέτ Ο βασιλιάς των Εβραίων"
e em hebraico:
"ישו מנצרת מלך היהודים"
em Roma, na Santa Croce in Gerusalemme existe uma placa conhecida como Titulus Crucis, que acredita - se ser a placa colocada na cruz de Jesus:
Colocaram Jesus no meio de dois ladroes, e todos que passavam por Jesus meneavam a cabeça e zombavam de Jesus dizendo:
"Salva-te a ti mesmo se és Filho de Deus, e desce da cruz!"Vs 40b)
"Confiou em Deus; pois venha livra-lo agora, se, de fato, lhe quer bem;porque disse: Sou Filho de Deus"(Vs 43)
Quando leio essa parte fico pensando o que aconteceria se Jesus resolve-se ensina-los e mostra-los o que "era bom pra tosse'; mas Jesus não fez isso, pois estava lá por amor, por nós; estava lá por amor até dos fariseus, que zombavam Dele, e que tramaram para que Jesus fosse morto.
Durante 3 horas, houve trevas sobre toda a terra, pois 3 dias seria o tempo que Jesus ficaria morto. Às 3 da tarde Jesus gritou:
"Eli, Eli, lamá sabactâni?"
Imediatamente, o véu que separava o lugar santo do lugar santíssimo se rasgou de alto à baixo, mostrando que, graças ao sacrifício de Jesus, nós poderíamos chegar livremente à Deus; a terra tremeu, fenderam-se a rochas, e muitos corpos de santos ressuscitaram, e após Jesus ressuscitar, saíram dos túmulos e entraram na cidade santa aparecendo a muitos; o centurião que guardava o corpo de Jesus, vendo o que ocorrera, ficou com muito medo, e disse:
"Verdadeiramente, este era o Filho de Deus."
Lendo e relembrando este acontecimento, temos a consciência de que Jesus morreu por nós, e sofreu tudo o que sofreu, para que nós tivéssemos a vida eterna; no antigo testamento, quando o assirio Senaqueribe estava sitiando Jerusalém, Deus mandou somente um anjo, e ele matou em uma noite quase todo o exercito assirio; Jesus diz que tinha doze legiões de anjo a sua disposição (uma legião tem mais ou menos 3000 homens; nesse caso, anjos). Ou seja, Jesus poderia a qualquer momento dizer que aquele povo não dava, e que iria extermina - lo de uma vez; contudo Jesus não fez isso; seu coração esta sempre tão cheio de amor por nós. Ele aguentou todo aquele sofrimento para que pudéssemos viver com ele, em alegria e paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário