Por João Gabriel Guimarães de Almeida
Mary Cassatt nasceu em Allegheny, Pensilvânia, EUA, em 22 de Maio de 1843, e morreu em Châteu de Beaufresne, Paris, França, em 14 de Junho de 1926. Pintou principalmente de acordo com o impressionismo, embora algumas de suas obras tenham influencia realista. É conhecida por pintar principalmente mulheres e crianças, com ênfase particular na relação entre mãe e filhos. A pintura "Elsie Cassatt holding a big dog" foi pintada em 1880, e hoje pode ser encontrada numa coleção particular.
Elsie Cassatt holding a big dog |
Pontos observados na obra:
-Não sendo uma pintura realista, esta obra não detêm um centro de interesse totalmente especificado, com objetos, pessoas ou animais pintados apontando o dito centro. Porém logo que se vê a imagem, é possível ver que o rosto da menina é a parte principal da obra, devido a diferença de cor, o contraste do preto da roupa da menina com o claro do fundo e ainda com o claro do rosto, e até mesmo do cachorro.
-A garota (Elsie Cassatt) está sentada em uma cadeira, da qual só vemos o contorno, indicando ainda mais que a garota, mais especificamente o rosto, é o centro de interesse da pintura.
-Enquanto Elsie olha para a sua esquerda, o cachorro olha para trás do observador do quadro.
-Elsie não apresenta um rosto nem triste nem feliz; diria que ela está com um daqueles sorrisos discretos que as pessoas geralmente fazem quando algo simples de que gostam acontece.
-Provavelmente Elsie acabou de sair com o cachorro, ou irá sair,e está frio fora de casa, devido a suas roupas (luvas, roupas escuras e compridas, touca)
-Quase todo o quadro é um pouco borrado, com exceção do rosto de Elsie, e do lado direito do rosto do cachorro.
Mary Cassatt, Auto Retrato |
Nenhum comentário:
Postar um comentário