Por Maria Raphaelly Almeida
A hipocrisia era, provavelmente, uma das coisas de que Jesus menos gostava, já que falou tantas vezes contra ela, ao censurar os fariseus. Ele disse:
"Os mestres da lei e os fariseus se assentem na cadeira de Moisés. Obedeçam-lhes e façam tudo o que eles lhes dizem. Mas não façam o que eles fazem, pois não praticam o que pregam. Eles atam fardos pesados e os colocam sobre os ombros dos homens, mas eles mesmos não estão dispostos a levantar um só dedo para movê-los."
(v. 2-4)
Ou seja, apesar de ensinar a lei de Moisés ás pessoas, eles próprios não a seguiam; e isso é que é "hipocrisia". Mas por quê eles faziam isso? Porque eles não faziam para Deus, e sim para eles mesmos. Eles queriam apenas "se exibir" para os outros:
"Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens. Eles fazem seus filactérios bem largos e as franjas de suas vestes bem longas; gostam do lugar de honra nos banquetes e dos assentos mais importantes nas sinagogas, de serem saudados nas praças e de serem chamados mestres." (v. 5-7)
Obs: Filactério, também chamado de "tefilin", é uma pequena caixa de madeira que continha textos bíblicos, e que era presa nos braços e na testa.
Cair na hipocrisia é muito fácil, e perigoso, pois, se acharmos que estamos fazendo tudo certo, como iremos nos arrepender? Mas o que fazer para não ficar desse jeito? É "só" seguir a recomendação de Jesus:
"O maior dentre vós será vosso servo. E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado." (v. 11-12)
Nenhum comentário:
Postar um comentário